sábado, 9 de dezembro de 2006

A Venenosa. Por Simone Azevedo

Ensaio
Imaginem um mundo verde.Uma verdadeira Roda-viva com bolinhas cor-de-rosa no lugar das árvores e suco de laranja no lugar dos mares. Açúcar no lugar da areia e mel formando imensas cataratas.
Nesse mundo não há Vidas Secas nem Capitães de areia, e Dona Flor tem mais de dois maridos.
Permitam que eu me apresente.Sou a Deusa da Surrealidade. Naveguem comigo pelos mares da imortalidade.
Vivo de luz e maçã do amor. Durmo sobre o algodão doce da grama de chocolate que tem textura de MPB.
O ar tem cheiro e a água tem sabor. Cheiro de Abaporu, sabor de Cazuza.
Viver é melhor que sonhar com pontinhos brilhantes que pousam ellisreginando na ponta do nariz.
Minha lei é ser feliz. Meu hino é Tom Jobim.
Minha alma converge em Vestido de Noiva.
A Fascinação dos meus olhos tropicalistas é o espelho da bossa nova da Alegria, alegria.
O canto dos pássaros reproduz Chopin.
O além do horizonte recria Picasso.
Sou filha de Atenas. Discípula de Afrodite. A sabedoria me pertence.Amar é um verbo intransitivo.
No meu mundo, lágrimas não são de tristeza, mas sim matéria prima líquida de Monet.
Aqui, Sebastião é Salgado como as tortas da Tia Anastácia do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nada é mais cinza que as cinzas das chaminés dos romances de Charles Dickens.
Madame Bovary conta histórias que duram mil e uma noites.
Iara monteirolobateando nas pedras seduz Odisseu de Homero.
Permitam que eu lhes apresente meu mundo. Ele é uma nova Era. A Era Venenosa.


Quero fazer uma pequena retificação. Não pude corresponder às expectativas do meu editor Rafael Arcanjo que me incumbiu de falar sobre Funk. Não posso fazer isso simplesmente porque não vejo nenhuma superioridade neste estilo. Claro que funk é cultura, mas eu particularmente não me enquadro no perfil "funkeira". Quero que minha coluna tenha a "minha cara". Falar de cultura não é fácil, mas é muito prazeroso. E é com prazer que escrevo pra vocês.

20 comentários:

Sylvia Ruth disse...

Pombas, que massa.

Vai dizer que não existe nada melhor que funk?

Amora disse...

Nosso editor nao pode reclamar de terem substituido Mc Marcinho por Tom jobim!
Valew Mc Venenosa!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Mudança aprovadíssima!!!
Essa coluna promete!!!!!!!!

Anônimo disse...

adorei a sua coluna, parabens

Dami Monteiro disse...

Aew mudança meio q nao esperada... mas ficou melhor assim
Pow Simone essas suas viagens sao totalmente sinistras... Mas o texto fico massa viu neologismos interessantes
Eh esse blog promete hehe
=]

Aline Dias disse...

muito bom

fantástico!
MARAVILHOSO!
LINDA!
PODEROSA!!!!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

vo de minha autoria p definir esta coluna e tbm esta colunista venenosa: fodástica!!!!!!!!!!!!!!!

Anna Karla Lerbach disse...

COMO ASSIM VC NAO SE ENQUADRA NO PERFIL DE "FUNKEIRA"...
está querendo enganar quem?
aiai...!
huahauahu
zuera!!
i-radoo!!!!!
\o/

Marcela Rangel disse...

Charles Dickens, Chopin, Tom Jobim!

Precisa dizer mais alguma coisa? Essa coluna arrasa!

:)

:**

Roberta Duarte disse...

nussssssssssss jaqueline me assustou mas simone me deixou em panicooo...vc virou uma garrafa de cha neh?
mto fodaaaaaa
e adorei a ausencia do tema funk =P

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Um viva p a ausência do funk!
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!
E Simone, vc poderia por favor, dar a receita desse chá, dessa bebida púrpura q só vc conhece a fórmula????

Anônimo disse...

ai eu também quero escrever.
=[

Anônimo disse...

tomar no cu. eu também quero escrever.

ai o meu blog, para quem não conhece...Prefixos do Mundo

www.haroldolima.wordpress.com

ah.
gripe, febre, chateação.
que tudo vá pro inferno. mesmo.

Simone Azevedo disse...

hotmail.comCaro leitor entusiasmado Haroldo, vcs leitores terão o dia do leitor para postarem seus textos e participarem do nosso blog.Não se altere e por favor evite usar palavras e termos de baixo escalão nesse espaço.Ok?
Agradeço sua atenção,compreesão, perticipação e carinho.
A Venennosa

Gaby disse...

Mudança Aprovada mesmo!
apesar de no fundo eu esperar uma coluna sobre o funk!!
mas td bem, venenosa, adorei o texto!!
XD
Bjos

Anônimo disse...

aiai...

putz, mta viagem...ou seja, mto irado!

parabens...

ui, eu tbm quero escrever!!!
qndo eu posso enviar um txto???

bjimmm

p.s.: nada de verbos xulos meus amigos...

Anônimo disse...

Venosa...

Amei a sua explomoção... mas oq é isso... estava doidinha pra ver suas explomoçoes sobre o seu enorme (ta nem tanto pq vc deixou claro q nao é tao ligada assim ao funk) conhecimento sobre funk!

huahuahu

mas mesmo assim amei sua coluna!

bjooooooooooooo

Jornalismo Incompetente disse...

Quem não manda e-mail, não pode aparecer no blog.

Na barra lateral tem escrito:

"Textos para o 'Dia do Leitor' devem ser mandados para o e-mail r.arcanjo88#gmail.com (substituam o # por @ por favor)".

Anônimo disse...

q isso simone !!!!!!!!!!!!!
ñ é pra falar de funk é pra entrar na personagem !!!!
e a proposito ficou parecendo até que eu gosto de funk!!!!!EK!!!!!!!!!!!!!!
ficou muito bom seu texto ! ñ poderia deixar de colocar vc no nossso blog!!!
anonimo ñ ~!!!! sou eu seu editor!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!arcanjo?!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!aqui é mais agucado

Unknown disse...

LINDISSIMO!!!
DOCE COMO SÓ ALGUÉM COM MUITA SENSIBILIDADE PODERIA ESCREVER...

UM MAR DE SUCO DE LARANJA...HUMMM..

CASCATAS DE MEL...

UMA DEUSA...COMO VOCÊ...

ESTE TEMPO MARAVILHOSO QUE ESTÁ VIVENDO AGORA NINGUÉM NUNCA PODERÁ TE TIRAR...APROVEITE ATÉ A ULTIMA GOTINHA...

PARABÉNS MINHA LINDA SOBRINHA...SUCESSO, HOJE E POR TODA SUA VIDA...

NÃO SE ESQUEÇA DE ME AVISAR DO PRÓXIMO...SRSRS QUERO VOLTAR AQUI DE NOVO...
BJOS CARINHOSOS.
TIA.
De