quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Quero Ser Miriam Leitão, por Sylvia Ruth

Agora é a vez da Economia


Pois bem amigos, a partir de hoje e toda quarta-feira, vocês poderão ler esta minha pretensiosa coluna sobre economia. Mas como todo este blog é deveras pretensioso, eu serei apenas mais uma “Incompetente” neste barco. Então, vou me apresentar.

Quando eu era pequena, quis ser astronauta, dentista e arquiteta. Mas depois de ler um livro do Stanislaw Ponte Preta, decidi, decididamente, fazer jornalismo. É claro que não foi só aquele livro, do qual eu nem muito bem lembro o nome, que me fez escolher minha profissão com reles 12 anos de idade.

Em 2000, quando eu fazia minha derradeira escolha profissional, o Brasil respirava ainda por meio de aparelhos após uma turbulência econômica. Quando pensava sobre como estrear neste blog, me lembrei daquele longínquo ano. Não foi só o Stanislaw o responsável por eu estar fazendo jornalismo.

Não sei porque, mas comecei a sentir o maior gosto em assistir o Jornal Nacional e vibrar com cada nova macacada do governo e da Câmara. Meu programa preferido passou a ser assistir o maior número de jornais por dia. E olha só onde vim parar.

Gostaria de deixar bem claro que este nome “Quero ser Mirian Leitão” ainda está sob protesto, embora eu deva admitir que ele tem forte apelo publicitário, o que incita a curiosidade do meu amigo leitor. Embora, ainda, jogadas publicitárias não muito me agradem.

Agora, voltando ao assunto. De uns tempos pra cá, identifiquei meu real interesse no jornalismo: economia. Embora seja um zero à extrema esquerda sobre este assunto e pose de bem-informada-politizada-sabichona-dona-de-toda-e-qualquer-solução-para-o-país quase sempre que o assunto “dinheiro” entra na pauta.

Então caros leitores, não pensem em esperar toda quarta-feira pra se informar sobre as mais novas da economia, porque, embora você amiguinho, esteja pensando nisso, vai acabar se decepcionando muito com esta pessoa que vos fala. Este não é meu objetivo. Não quero informar ninguém sobre nada muito relevante, nem quero que alguém se decepcione comigo. Pense bem assim: “vou lá naquele blog dos calouros ver o que aquela menina metida a Miriam Leitão anda escrevendo”. É quase, mas não muito quase, o que você vai encontrar aqui.

Sinta-se em casa. Só não ponha o pé na mesa!

13 comentários:

Vitor Taveira disse...

acho q o nome foi bem escolhido mesmo
grande apelo publicitario... ja gerou polemica..rsrs

e quanto à Miriam, ela disse que tb nao sabia nada de economia até ser chamada pra ser editora de economia da gazeta
ai aprendeu (um pouco) e virou essa maravilha de articulista e comentarista que conhecemos...rsrsrs

e se vc tem interesse mesmo na area aproveite e faça disciplinas la no dpto de economia... vale a pena e é de graça!

boa sorte!

Anônimo disse...

Minha cara! Esqueceu de citar o impulso e a motivação dados pelos nossos saudosos ex-professores do Cefetes a respeito de suas discursivas!!! Dedique algo à nossa tão amada e querida Olga Paula e ao saudosíssimo Ilia Crassus [=X], os professores de geografia mais completos do Estado; também ao Anderson, não menos relevante, O cara da história, e ao Gustavo, já um pouco esquecido, mas não menos amado em sua época [pena não ter conhecido e ouvido os ensinamentos do Weydson].
Acho que chega de falar do que faltou... até porque acho que faltou só isso...

No mais, querida Chan [as pessoas daí te conhecem assim? não, né?! =S], sorte com sua coluna aki e talz... ^^
Bem legal... bem bem legal
=]

Anônimo disse...

parabens, caloura, mto bacana...devo confessar que tambem tenho grave inclinação para economia, é uma area que muito me agrada, portanto, espero que um dia possamos trocar ideias quanto a esse genero do trabalho.
adorei a iniciativa de fazer um blog, realmente muito util - e agradavel.

quanto a miriam leitao, nao vou mentir e dizer que e minha jornalista preferida, porque nao é, mas ela faz o trabalho dela, e te ajuda na publicidade!
uma dica: seja e faça melhor do que ela.

pode apostar que vou participar do dia do leitor enviando alguns textos viajantes pra voces, ok?

ate mais

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

O assunto economia também me agrada bastante, perdendo apenas para política, embora eu acredite ser impossível dissociar os dois, afinal, política é tudo!
Sendo assim, não será difícil encontrar em minha coluna - Ave Franklin - alguns comentários envolvendo economia, como também acredito que nossa "Miriam Leitão" aqui vai tratar um pouquinho de política em seus comentários...

Carol, seus textos serão bem-vindos em nosso blog!!!
Como já dissemos, este espaço na web é noss!!!

Anônimo disse...

impossível decepicionar-se com Sylvia Ruth!!
empolgue-se sempre sylvinha, pois estarei em frente ao PC a cada nova coluna publicada de vcs!

inté!

Aline Dias disse...

Blah eu não entendo nada de economia

gosto do espírito de humor despretencioso no seu texto.

Amora disse...

Pois eu tenho sim a pretensao de me informar sobre as novidades da economia.Nao sei nada.Nao gosto e nao tenho tara por jornal.Ainda bem que existe o Incompetente.
A politica e a economia nao serao como antes.

Anônimo disse...

huahuhauhauhauhauaha
Adorei sylvia, mt bom mesmo!!
A parte do "...o Brasil respirava ainda por meio de aparelhos após uma turbulência econômica." falou com Miriam Leitão, rsrss!
só naum gostei muito quando diz>> "...jogadas publicitarias não mt me agradem" aff,... como assim??! se eu tivesse uma coluna faria você mudar de opinião! ahuauhuha
bjO!!

Marcela Rangel disse...

Já sentindo-me em casa, porém, sem sujar a mesa de vocês. Devo dizer que estou adorando o blog e os talentos nele revelados.
Tá de parabénsss Sylvia. Adorei o texto.

:)

Beijinhossss

:**

Roberta Duarte disse...

adoreeeeei sylvia
mas vo colocar o pé na mesa sim
=P
uhahuahuahuahaha

Simone Azevedo disse...

Minha visão sobre economia mudou depois que conheci Sylvia.
Exagerei!hahahahah
Mas essa coluna promete, pois no comando, essa colunista mto competente vai arrasar.

Anônimo disse...

Bom dia Miriam !

Todas as manhãs, acompanho você no Bom dia Brasil, e hoje não foi diferente.
Miriam, fez bem aceitar o convite do Sr. Celso Amorim.
Aliás faça um favor ao povo Brasileiro, pergunte a ele, porque ele acha normal que países como Argentina e outros da América latina pleiteei seus direitos junto a corte internacional quando se acham prejudicado principalmente quando é contra o Brasil.
E pergunte a ele, porque o Governo Lula também acha normal, que o Brasil não faça questão de exigir também seus direitos na corte internacional quando é prejudicado.
Exemplo: A Argentina e outros visinhos, com certeza irão sempre contra o Brasil, a reclamar na corte internacional quando se sentir prejudicados, e para isso não tão nem ai em discutir esta questão dentro do Bloco.
No entanto, o Brasil foi prejudicado em relação a Bolívia, Argentina e fez toda questão de discutir o assunto dentro do Bloco, e pior, o Brasil abriu mão de seus direitos na corte internacional no caso da Bolívia(Gás) e esse acordo dentro do bloco só favoreceu a Bilívia.
Afinal, o que o Governo Lula pretende , já que ele acha justo quando nossos visinhos lutam por seus direitos e chegam até ao ponto de usar a força contra o Brasil, mas o Governo Lula não acha justo e necessário, que o Brasil recorra a corte internacional para buscar seus direitos.
Que Governo é esse que prioriza mais os interesse estrangeiros, que o de seu próprio país ?
O que o Lula pretende com este Mercosul que só tem o envolvimento de países egoístas que dentro de si só prevalece seus interesse individuais ?
Sinceramente, na minha opinião estão certos os países : Chile e Colômbia, que não perde tempo com esse Mercosul falido e enganatório.
A política do Governo Lula de ficar insistindo no Mercosul, e ficar ainda buscando de forma ineficiente incluir paises como Bolívia , é a prova que esse Mercosul não se chegará a lugar nenhum.
Lamentável que Lula tenha se preocupado mais com os direitos de nossos visinhos do que com os direitos de seu próprio país.

Wellington Amado
Salvador

Anônimo disse...

No propósito de se explicar junto ao seu Comandante o Ditador Hugo Chávez, Lula marca viagem para Venezuela.



Lula e sua equipe, juntamente com o PT devem estar se explicando junto ao comandante maior deles: O DITADOR HUGO CHAVEZ.

Tanto o Lula, Sua Equipe e o PT estão preocupados em esclarecer para o Ditador Hugo Chavez que Bush só passou pelo Brasil, mas que Lula, PT e Equipe do Governo deve mesmo obediência é só a Ele : DITADOR HUGO CHAVEZ.
Isso é ridículo, um País na dimensão do Brasil, ficar se justificando junto a Ditadores como esse Hugo Chavez.

Maria Feitosa
Estagiária 21 Anos
Rio-Brasil

VAI LULINHA, VAI PEDIR A BENÇA AO DITADOR HUGO CHÁVEZ VAI !!