sábado, 7 de julho de 2007

O dia do Leitor por Marlon Bernardo

Análise do videoclipe Breaking the Law, Judas Priest.

Esse é um videoclipe de 1980, que traz uma das bandas precursoras do Heavy Metal melódico, o Judas Priest, tocando o hino do metal.
Breaking the Law encarna a mensagem do rock. Uma rebeldia frente ao ostracismo e estagnação das pessoas em relação às situações impostas por uma “força controladora maior”, como por exemplo dogmas morais ou estatutos de um bem-viver(no sentido de um falso moralismo).
O vídeo, então, começa dando um panorama de toda a situação que precede a ação. Sem perder uma das principais características da televisão, ele constrói essa narrativa de forma não linear, passando de uma cena a outra em cortes que são perceptíveis. Nesses cortes, privilegiando sempre os planos fechados, ele mostra pessoas em sua rotina, sem nenhuma capacidade de questionar nada, e mostra a angústia do líder da banda com tudo isso. Ele é filmado dentro de um carro, com o vento batendo nos cabelos, e as idéias e questionamentos a fluir.
É quando chega no momento que a música cresce, e ele com os outros integrantes da banda se encontram na entrada de um banco, partindo em atitude de ataque.
Nessa hora, surge pela primeira vez a mensagem da música, “quebrando as regras”.
Nesse momento, a atuação deles é ressaltada e forte, e os cortes da edição seguem o ritmo dos riffs das guitarras e as quebradas cadenciadas da bateria, que reforçam a idéia de que eles estão passando uma mensagem de ordem libertária, de protesto.
Na sequência, enquanto a letra continua discorrendo, eles adentram num cofre e contemplam sua recompensa, e a tomam. Simultâneo a esses planos, em cortes que permitem uma idéia de mesmo tempo, o vigia, que aparecera no início dormindo, percebe a situação, mas antes que ele reaja, é afetado pela música e há a “salvação” dele. Ele se liberta e num ato de rebeldia, nem liga para o roubo. Simplesmente passa a exclamar as palavras que não saem de sua mente.
Numa das últimas cenas, quando eles estão saindo de dentro do cofre, uma câmera os pega de cima, dando uma clara noção que era a visão dos dominadores. É gritada a frase “You don’t know what it’s like”(vocês nem sabem o que é).
**************************
Hoje o dia do leitor foi do Marlon. Semana que vem pode ser você, é sou escrever para r.arcanjo88@gmail.com.

7 comentários:

Simone Azevedo disse...

Quem quiser conferir o vídeo é só procurar no youtube.
Adorei a análise. E adorei o vídeo também. irado!
O marlon deveria publicar mais vezes aqui. Foi repórter esportivo na Serra e nunca publicou uma nota sequer no blog da sua turma. Isso é inaceitável.
marlon, se liga garoto.

Simone Azevedo disse...

Detalhe: eu nunca nem vi essas matérias esportivas. Nem posso garantir que ele as tenha escrito mesmo. Olha só a consideração dessa pessoa.
Sim Marlon, isso é um esporro. Na verdade estou reiterando um esporro que já te dei uma vez.

Marlon Marques disse...

Simone, sabes que eu não participo dessa máxima do ócio produtivo que reina na nossa sala. eu estou mais na turma do ócio ócio mesmo! mas pode deixar que assim que eu produzir mais alguma coisa, vocês saberão. que sabe em uma outra matéria em que eu tenha que fazer outra análise, estética ou não!?


não acheu ruim tomar esse esporro. isso é bom.

Roberta Duarte disse...

mto boa a analise mal!!
e concordo c/ a simone..vc deveria publicar mais vzs aki
soh uma coisa...depois d ver varias vzs o clipe (pq eu tive q fazer isso p/ construir minha analise) vc ñ ficou paranoico escutando essa musica??
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
.
.
.
=P

Marlon Marques disse...

roberta, esse clip, assim como a música têm o poder de deixar paranóico. eu fiqeui paranóico. e sempre que penso nisso, dá vontade de ver denovo. é extremamente viciante.

Aline Dias disse...

eeeeeeeeeeeeee

eu li anteeeees!

breaking the law é um estilo de vida!


Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law
Breaking the Law

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

BREAKING THE LAW!!!!!!!!!!!!!

VAMOS TODOS NOS JUNTAS R CANTAR!

BREAKING THE LAW!!!!

Mal, mandou benzaço na análise!
Foda!