sábado, 12 de maio de 2007

Dia do leitor por Shamylle Alves

A juventude e os livros
Mesmo com as tecnologias disponíveis e outros tipos de entretenimentos há ainda jovens que se fascinam pelo mundo literário

Em um país que a cultura de se ler livros não é forte, onde o incentivo para a sua produção e até mesmo a leitura não é prioridade, é raro encontrar pessoas que se interessam em ler, ainda mais se a procura for entre o mundo jovem.
Os adolescentes hoje, estão antenados nas ultimas novidades das tecnologias, da internet, e da televisão. Porem são poucos que saberão dizer qual foi o ultimo livro que leu, e sobre o que ele falava.
Porem, a exceções. Uma delas é Gabriela Zorzal, adolescente de 18 anos, estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo. Apaixonada por literatura, desde que se conhece por gente é fascinada pelo mundo literário, tanto que não se contentou em apenas devorar livros e passou a também escrevê-los. Publicou seu primeiro, ‘O Verdadeiro Sentido’, quando tinha apenas 15 anos, e está para publicar seu segundo, ‘Os Micos da Mamãe – baseado em fatos reais’.
Entrevistamos então Gabriela. Ela nos contará sobre a sua experiência como leitora e escritora, e sua visão sobre a literatura nos tempos de hoje.


Shamylle - Quando começou seu gosto pela literatura?
Gabriela -
Sempre gostei muito de ler, desde de pequena. Meus pais me incentivavam muito e eu estava todo dia na biblioteca da escola pegando um livro diferente. Ainda hoje sou assim. Não consigo ficar muito tempo sem ler um livro.

S - Como sugiu a idéia do seu primeiro livro?
G -
É difícil ser específica, as vezes acho que desde sempre quis. Mas foi com 8 anos que eu falei para os meus pais que iria fazer.

S - Como eles reagiram?
G -
Sempre me apoiaram em tudo e com isso não foi diferente. Mas acho que eles mesmos não acreditavam muito, pelo menos não que seria tão nova. Eles ficaram surpresos quando eu saí do computador um dia, aos 13 anos, e disse "está pronto".

S - Você concorda quando dizem que no Brasil se lê pouco?
G -
Concordo. Livros então, cada vez menos. Os jovens, principalmente, estão sempre na TV e internet, acho que muito mais internet até. A TV já foi deixada de lado por alguns. Mas o problema não é esse, porque na internet tem muita coisa boa. Falta incentivo nas escolas, na família, enfim, a leitura para muitas pessoas é um sacrifício, e não deveria ser assim. Acho a leitura algo extremamente prazeroso com a qual não conseguiria viver, faz parte do meu dia-a-dia, é hábito.

S - Os novos escritores têm apoio para lançarem livros?
G -
Posso falar com relação ao Espírito Santo. O apoio é muito pouco. Um dos incentivos é a Lei Rubem Braga, que exige uma burocracia imensa, o projeto passa por um processo de seleção que dura um ano e praticamente todos que são aprovados ou são dos próprios selecionadores ou de amigos deles. Isso dificulta muito porque todo o trabalho em torno da publicação de um livro é muito caro.

S - Soube que você está pra lançar o seu segundo livro. Sobre o que ele fala?
G -
Já está sendo editado e se tudo correr bem, dentro de um prazo máximo de dois meses estará saindo. Chama-se 'Os Micos da Mamãe - baseado em fatos reais'. Fiquei algum tempo ouvindo histórias de situações engraçadas que as mães de meus amigos passaram ou fizeram os filhos passarem. É impressionante como elas são mestres em pagar mico. Me diverti muito escrevendo e espero que o pessoal se divirta também.

9 comentários:

Amora disse...

Muito boa ideia,
Shamylle.Eu ainda perguntaria como gabi se sente sendo inspiraçao pra outras mocinhas.Eu por exemplo, fiquei com uma vontade enorme de escrever um livro!Parabéns pras duas.

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

JÁ QUERO O SEGUNDO LIVRO DA GABY!!!!!!
Livro livro eu nunk me arrisquei a escrever... estou trabalhanto num conto... vamos ver se sai!
hehehehehe

Anônimo disse...

Meo deus!
Ela postou mesmo!

Espero que vcs gostem, apesar de estar morrendo de vergonha!
auhshahus

aiai!

Simone Azevedo disse...

Sim, eu postei mesmo!!!!!!!!!!!!!!!
hauhauahuahauha
Eu tenho a força e a senha!!!!!
huahauhauahuaha
Sha sha, vc é ótima. Espero que esse não seja o único texto postado aqui.
Escreva, escreva, escreva!!!
E mande pra mim.

Anônimo disse...

Hum... "praticamente todos que são aprovados ou são dos próprios selecionadores ou de amigos deles"

Pena que eu não tenha esse contatos...

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Lívia, seu texto será muito bem vindo ao nosso blog!
O espaço de domingo é dedicado aos textos dos leitores!
Envie-nos o seu!!!
r.arcanjo88@gmail.com
Estamos aguardando!!!

Rafael Arcanjo Jr. disse...

pessoas envergonhadas tbm escrevem!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

falou o nosso editor-dhefe!

Simone Azevedo disse...

Todos tem espaço nesse blog. É so enviar os textos. será um prazer publicá-los. E nada de protecionismos aqui. Escrevam!!!