sábado, 26 de maio de 2007

A Venenosa por Simone Azevedo

Homens são de Marte e mulheres são de Vênus_ parte 2

Os problemas de comunicação entre marcianos e venusianas persistem. E sem querer ser pessimista, acho que uma melhora ainda está longe de atingir um patamar satisfatório. E nessa eterna luta (talvez eu esteja fazendo um trabalho de Sísifo) persisto na tentativa de amenizar os grandes transtornos decorrentes das diferenças lingüísticas e comportamentais existentes entre homens e mulheres.
Homens são de Marte e mulheres são de Vênus_ parte 2, traz mais algumas dicas aos marcianos de como se trata um delicado, sensível e maravilhoso ser venusiano.


1. ELA ADORA CHOCOLATE, ESPECIALMENTE NA TPM
O chocolate estimula a produção de serotonina, substância cerebral relacionada ao bem-estar. Além disso, o doce é rico em magnésio. No período pré-menstrual, o organismo feminino registra uma queda na quantidade do mineral – o que leva a quadros de irritação e depressão. Fácil de entender, portanto, por que na TPM ela se enche de chocolate.
2. É INCRÍVEL O DOM QUE ELA TEM PARA SE PERDER
A capacidade de se localizar é um dos grandes atributos masculinos, assim como todas as outras habilidades espaciais. Ela está localizada no hemisfério direito do cérebro e fica mais acentuada quando há grande quantidade de testosterona, hormônio masculino por excelência.
3. É INCRÍVEL COMO ELA CONSEGUE FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO
As duas metades cerebrais são unidas por uma estrutura chamada corpo caloso. Nas mulheres, essa ponte é maior. Ou seja, elas conseguem integrar melhor informações vindas das duas partes do cérebro.
4. POR MAIS QUE ELE TENTE DISFARÇAR, ELA SEMPRE PERCEBE QUANDO ALGO ESTÁ SENDO ESCONDIDO. E, POR MAIS QUE ELE DIGA QUE NÃO HÁ "NADA" DE ERRADO, ELA NÃO SE CONVENCE
Pois é... A culpa é, de novo, do tal corpo caloso mais grosso. Ao processar várias informações ao mesmo tempo, o cérebro feminino consegue decifrar sinais visuais e verbais com muita eficiência. Se você não quiser falar, seja honesto. Se ela desfiar o rosário de "O que é que você tem? O que aconteceu? Fala, fala, fala..." e você responder com uma sucessão de "nada", é muito provável que, em pouquíssimo tempo, vocês estejam no centro de uma daquelas brigas. Afinal, ela não sossegará – "Ele acha que sou boba? É lógico que ele está me escondendo algo...". E você ficará cada vez mais irritado – “Se eu digo ‘NADA’ é porque não há ‘NADA’”.
5. ELA FICA IRRITADA QUANDO CORTA AS PONTAS DO CABELO E ELE NÃO NOTA NADA DE NOVO NA APARÊNCIA DELA
As habilidades sensoriais das mulheres são muito mais aguçadas. Cerca de 90% do cérebro feminino continua ativo mesmo quando elas dormem. Entre os homens, esse índice é de 70%. O motivo: na história da evolução da espécie, os cuidados com a prole cabiam ao sexo feminino. Para preservarem seus descendentes de ameaças naturais e do ataque de animais, elas tinham de estar atentas a várias coisas ao mesmo tempo. Por isso, elas são melhores em captar todos os detalhes, por menores que sejam.
6. ELA FALA DEMAIS
As mulheres têm duas regiões do cérebro específicas para a fala, uma em cada hemisfério. Elas usam de 6 000 a 8 000 palavras diariamente, enquanto os homens utilizam, no mesmo período, de 2 000 a 4 000 palavras.
7. ELE MAL COMEÇOU A APRECIAR O VINHO E ELA JÁ DÁ SINAIS DE QUE COMEÇA A FICAR ALTA
O organismo feminino é muito mais sensível aos efeitos do álcool do que o masculino. Os homens metabolizam um copo de vinho mais rápida e eficientemente.
8. É INCRÍVEL A DIFICULDADE QUE ELA TEM PARA CALCULAR A DISTÂNCIA ENTRE O PNEU DO CARRO E A CALÇADA
Habilidades espaciais estão localizadas na parte frontal do hemisfério direito do cérebro, que é bem mais desenvolvida nos homens.
9. NA HORA DE ESCOLHER A COR DO ESMALTE, ELA CONSEGUE VER DIFERENÇA ENTRE OS TONS "CARMIM" E "MARAVILHA". PARA ELE, TUDO É VERMELHO
O cromossomo X determina a quantidade e a diversidade das células fotorreceptoras, as responsáveis pelo processamento das cores. Como as mulheres carregam dois cromossomos X e os homens apenas um, é natural que elas tenham mais facilidade para diferenciar cores.
Fontes: Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?, de Allan e Bárbara Pease, e Diferença Essencial, de Simon Baron-Cohen

11 coisas que ela gostaria que você soubesse

1. Ela não quer que você resolva os problemas para ela... Apenas que a escute reclamar

2. Ela adoraria que você soubesse quando ela está na TPM sem que precisasse de anúncio e que, nesse período, você cedesse às suas manhas

3. Quando ela pergunta se está bonita, ela não quer a sua opinião. Ela quer o seu entusiasmo

4. Se uma mulher maravilhosa cruza o caminho de vocês, pode apostar que ela reparou na beleza da outra muito antes do que você

5. Se ela comenta com você que acha uma mulher bonita, isso não o autoriza a tecer mil e um elogios à outra. Contenha-se. Na frente dela, a outra é, no máximo, "bonitinha"

6. Ela adoraria receber uma carta de amor escrita à mão

7. Ela detesta dividir a conta do restaurante

8. Quando você pergunta o que há de errado e ela responde "nada", no fundo, ela quer que você insista na pergunta

9. Ela briga para que você não deixe roupa suja espalhada pela casa, mas, quando você passa muito tempo fora, ela sente uma falta danada da sua bagunça

10. Ela adora acordar com você olhando para ela

11. Ela não liga se você às vezes sai sozinho com os seus amigos desde que você volte cedo para casa e deixe o celular ligado o tempo todo

Fonte: Revista Veja, Edição Especial Homens, Agosto de 2004.

11 comentários:

arcanjo disse...

éh...são grandes diferenças!



ps.:eu acho q a coisa do censo(?),senso(?)de localização não acontece comigo!

AK Lerbach disse...

é...
Guia Masculino de como se ENTENDER com as Mulheres...!!

devia ser ensinado na escola primária isso!

Damiana disse...

Como entender as mulheres?!?! É verdade... Isso deveria ser ensinado.

Em relação aos tópicos do livro:
No 4º: Com certeza não adianta esconder nada, porque cedo ou tarde, iremos descobrir.
No 8º: Com exceções é claro (apesar de ser mulher, creio que ainda tem varias que possuem certo apego pelo meio-fio rs)

=*
_o/

BruneLLa França disse...

EU SOU DE VÊNUS!
ORGULHOSAMENTE, DE VÊNUS!!!

Sérgio disse...

Eu faria um comentário dizendo que nós, homens, não teríamos paciência pra ler um "tal guiazinho bobo como esse" ou, talvez, dizendo algo do tipo "aff, a pessoa que escreveu isso não entende absolutamente nada sobre essas tais diferenças"...

Mas bem, como bom 'representante da classe' que sou, acho que tá de bom tamanho concordar com o texto e dizer que realmente o tal comportamento dessas 'criaturas venesunianas' não é tão complexo quanto parece.
=)

p.s.: espero não ser linchado por ter apenas pensado em fazer o primeiro comentário, esse blog é um ambiente hostil....

Sérgio disse...

Venesunianas ficou feio -- Venusianas, desculpem.

BruneLLa França disse...

ambiente hostil??????????
o.O

Simone Azevedo disse...

Nem um pouco hostil!

BruneLLa França disse...

d onde tiraram q esse blog é hostil??????????
O.o

Sérgio disse...

Desculpem a brincadeira... mas é que qualquer ambiente em que há ao menos duas mulheres reunidas pode ser considerado hostil pela maioria dos homens.

Sim, é completamente machista e tudo o mais, mas eu só tava brincando..... =)
Malz ae

Gaby disse...

a numero 8, 10 e 11 são as mais perfeitas!!!
=]



será q eles apredem?!
o pior é q não.