domingo, 25 de março de 2007

Dia do Leitor. Hoje especial: calouros respondem o que é arte

Jorge Coli não respondeu, nossos calouros sim


É, amigos, coube a mim o Voto de Minerva para o “The Best Of O Que É Arte”. Mas como o churrasco estará rolando solto e deixando solta a cabeça de veteranos e calouros neste domingo, certamente, a maioria vai aparecer por aqui para saber se foi o campeão, só segunda-feira, depois de chamar o Raul, tomar o Estomasil e tentar dormir uma noite nebulosa de sono.

Eu não preciso dizer que foi difícil (pra não dizer chato) ler esses textos mal-acabados de calouros metidos, que ainda guardam dispensáveis técnicas do “manual de redação do pré-vestibular”. Nós não somos da banca de redação da UFES amigo, isso não lhe pertence mais. Vamos virar a página, vamos botar no sol nossa criatividade.

Até que uns quase chegaram lá. Cercaram, cercaram, mas erram o chute bem na cara do gol. Como diria nosso presidente moderninho, faltou um pouco pra chegar no “ponto G”. Mas eu preciso dizer outras coisas.

1. Eu queria saber quem disse para vocês que arte não existe. O pior é que [muitos de] vocês acreditaram.

2.Comparar a pergunta “o que é arte”, a “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha” é um insulto.

3. Parafraseando ninguém menos que o ilustre Ministro da Cultura, Gilberto (O Gil): “QUEM DISSE QUE TROPICALISMO É ARTE?”

4. Copiar a resposta de dicionário, enciclopédia, Wikipedia, Deswikipedia, Conservapedia e afins, é brincadeira. Já tem tanta matéria assim para estudar que faltou tempo? Ou foi preguiça mesmo?

5. E outra. Quem disse que “o que é arte” é o nome do livro escrito por Jorge Coli que o professor Alexandre Curtiss pediu para ler, só pode ser um calouro burro posando de engraçadinho. Vá insultar a inteligência de uma porta, querido.


Okay, eu estava tentando protelar este momento, mas vamos lá. Fiquei entre três textos, de oito que se salvaram do crivo de Bunella França e um que ela não pôde ler. Para dar o devido crédito, estes são os três finalistas e os comentários muito pertinentes da nossa comentarista de política:

3º - Ellen Albano Campanharo (Jornalismo)
“Isso está certo”.

2º - Bruno Salim Alcantara Fonseca (Publicidade)
“Pra mim também”.

1º - Denise Targueta Ferreira (Publicidade)
Este ela não comentou. Mas eu comento.

“Uma pena ser de publicidade. Cadê a futura nata do jornalismo mundial? Estão perdendo o tempo lendo os manuais da Folha? Parabéns Denise.”

Então, na íntegra, e sem cortes:

“Qualquer coisa criada pelo ser humano com a finalidade de contribuir, de alguma forma, com a humanidade e/ou intrigar e estimular a capacidade do ser humano de refletir sobre determinado assunto pode ser chamada de arte. Literatura, Música, Pintura, escultura, cinema e teatro são alguns tipos de arte. Mas, por que não afirmar que pesquisas científicas e máquinas também são obras de arte? Afinal, ambos exigiram criatividade de seus CRIADORES.

É claro, óbvio e evidente que a Arte não se define com estas poucas palavras, ela vai muito além disso, além de tudo que qualquer um possa explicar.”

Denise Targueta (Publicidade)

Bom, deixemo-nos refletir sobre a frase de Oscar Wilde:

“Definir é limitar”

Por favor calouros, isso é tudo piada. Pouco do que eu digo pode ser levado a sério. Mas se algum calouro babaca sem um pingo espírito esportivo se sentiu ofendido ou lesado por alguma afirmação aqui contida, pode (e deve) reclamar unicamente com Rafael Arcanjo, o editor chefe, responsável por este pagode.

Hoje o dia do leitor foi especial. Semana que vem também pode ser. É só mandar um texto seu para também ser publicado aqui. E-mails devem ser enviados para r.arcanjo@gmail.com.

20 comentários:

Simone Azevedo disse...

Nossa, se o texto da Denise foi o melhor eu me recuso a ler os outros.
Mas se nossa comentárista de política aprovou,
Parabéns Denise!

Simone Azevedo disse...

Poxa, foi tão difícil assim chegar no ponto "G"?

Calouros, entrem nos links, são os melhores.
hauhauhauahuah

Anna Karla Lerbach disse...

exijo uma transferência do título de Venenosa para a Srta Brunela.
heheheh...

sei lá, pelo menos compartilhem ele!

=P

Anna Karla Lerbach disse...

n entendi o link do Curtiss..
x.x"

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

AK, naquela 'tabela' do lado do texto...
ÁREA DE CINE, FOTO E VÍDEO: (...), Alexandre Curtiss, (...).

Eu só gostaria de parabenizar aos queridos calouro que tiveram um surto de criatividade e pensamento crítico respondendo que O que é arte é o nome do livro que o Curtiss sugeriu na bibliografia complementar.
Francamente!!!
E depois ainda somos censurados quando perguntamos porque certas pessoas fazem Comunicação Social... Mas isso é um assunto para Jaqueline Mainardi!!!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

E realmente, não queiram ler os textos que eu não passei para Sylvia... vocês serão mais felizes sem eles!!!

E o veneno da colunista política foi transferido também para o texto dessa semana...
Acho que bem poderia renomear minha coluna assim: Ave Franklin! Pro BruneLLa França, venenosa.

Aguardem a publicação...

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

só mais uma coisa:
se tivessem lido todos os textos que eu li, vocês diriam que meu veneno tem fundamento!!!

Simone Azevedo disse...

O veneno da Brunella é resultado da convivência comigo!
Influência de boas companhias!!!

Eu adoro o fato desse blog promover a livre expressão, a liberdadede de opinião.E adoro também o fato de que tudo que nós falamos aqui absolutamente isento de censura é culpa do editor!!!

huahauhauahuahauhauh

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

não é só a convivência com a Simone não!
todas as Bernadettes têm, naturalmente, um lado venenoso de ser...

Dami Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dami Monteiro disse...

Francamente os calouros se limitaram [alguns ate d+ hehe] ao definir o q é arte!!!
Em relação ao comentário: “Uma pena ser de publicidade.” ISSO É UMA AFRONTA?!?!

1º Espero que não... Até porque foi uma caloura de pp que conseguiu responder de forma mais plausível ao que foi questionado... E tb porque tenho que defender a minha área \o/!!!!
Rhum e até parece que o mundo é feito apenas de jornalistas :P

2º E com certeza todas as Bernadettes têm, naturalmente, um lado venenoso de ser...

=**

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Problema nenhum, doida!

Rodrigo Alcure disse...

Bom, em defesa dos "calouros-burros-metidos-a-engraçadinhos", como similarmente mencionado, em relação às respostas do tipo "livro que o professor blá blá blá...", devo dizer que a idéia, a princípio, nos pareceu pertinente. Além de tudo, foi tomada de última hora quando um(a) aluno(a) sugeriu que TODOS da sala fizessem isso, simplesmente por brincadeira mesmo. Acredito que uns 90% dos calouros estava com suas respostas verdadeiras momentos antes do recolhimento das mesmas pelos "veteranos" do 2° período. E, falando agora por mim mesmo, acho que se quisessem que as respostas tivessem sido um pouco mais levadas a sério, deveria também ter havido seriedade no dia em que nos foi informado a tarefa em questão. Porque, perdoe-nos (aos calouros) se estivermos equivocados, mas a frase ouvida por alguns de vocês enquanto comentavam sobre a pergunta escrita no quadro era "ninguém vai acertar mesmo (sorriso irônico no rosto)".

Enfim...

Sylvia Ruth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sylvia Ruth disse...

Olha aí um calouro que não gostou das brincadeiras...

Ora, a gente não queria uma resposta suprema e inquestionável, isso inclusive fica claro na frase que eu coloquei no post: "definir é limitar".

Fazer piadinha foi vontade de vocês. Uma pena, afinal "o que é arte?" é uma pergunta boa pra fazer pensar.

Sinto muito calouro Rodrigo se só porque você ouviu que ninguém conseguiria acertar, não pensou que poderia ao menos refletir sobre o assunto.

André N. Bueno disse...

mto bom!
;*~
;}

Jornalismo Incompetente disse...

VAMOS BOTAR ORDEM NESSE PAGODE!!!! Que calouro sem amor a vida insultar desse jeito os veteranos!colocar o termo entre aspas,já garante pra ele o título de SUPER VIP!!!!!!.
Francamente!! tudo bem que nós veteranos chamemos os calouros de burros, imbecís,retardados toupeiras,antas nordestinas(termo de autoria de Nazaré Tedesco) e tudo oq se refere a pessoa de inteligência diminuida ...mas não prercisa levar o título a sério muito menos assumilo como rumo pra suas vidas daqui em diante! é só uma brincadeira assim como a idéia de publicar um texto sobre oq é arte aq no blog,mas o calouro Rodrigo deu uma de espírito de porco e postou aqui um comentário cheio de gracinhas e indgnação dando uma de vítima dos perversos veteranos!ahaha...como eu já disse esse calouro deve ser transformado em SUPER VIP (se já não o for!)e perder o direito de aplicar trote no proximo semestre já que demonstrou tanto desprezo pelo fato de sermos veteranos!
e tenho dito!!


!!!arcanjo?! seu "editor"

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Falou, chefinho!!!

Rodrigo Alcure disse...

rs...
Francamente, vcs tentam minimizar os calouros sem pensar que somos apenas pessoas nascidas um pouco depois de vcs.

A náo ser que vcs me digam que 1 período de aulas teóricas e iniciais o fizeram sair do posto de calouros burros imbecís e tudo aquilo mais e passar para super veteranos sábios, espertos e supremos.

Heeeein, zuar é bom, mas zuar com veteranos parece melhor aidna uiahsuiashuiashas


E quem disse que eu não refleti sobre o que é arte? Já nao bastasse o Curtiss nos fazendo pensar nisso, eu fiz uma resposta mt massa, até entreguei pra minha madrinha depois. Mas, na hora, a brincadeira era legal. Só q alguns tiveram receio, ate pq foi em cima da hora. Seria bem legal, pq todos dariam a mesma resposta.

Só na paz... rs


(Super VIP? Tem direito àquela capinha vermelha que o rafael usou? rs...)

Anônimo disse...

e claro q tem direito a capinha à essa capinha e otras cositas mas !!!ahaha!!
!!!!!arcanjo!? seu "editor"!