domingo, 10 de agosto de 2008

Bem senhoras e senhores. Por Brunella França

Seleção Brasileira Feminina de Futebol


Bem senhoras e senhores, as Olimpíadas de Beijing 2008 começaram. Uma abertura emocionante. Linda. Mas, antes, no dia 6 de agosto, entraram em campo as meninas do futebol. Logo de cara, a Alemanha. Um empate sem gols. Um jogo nervoso. Elas nos venceram na final da Copa do Mundo, ano passado, na China. Queríamos a vitória, mas não foi dessa vez. Paciência.

E veio o segundo jogo. E veio uma seleção finalizando melhor. Fez gols. Dois. Marta e Daniela Alves. Aliás, a jogada da melhor do mundo foi de encantar até mesmo os leigos no futebol (sim, caríssimos leitores, estou me contendo para não abrir a torneirinha de adjetivos). Tomamos um gol bobo no final, falha de marcação da zaga brasileira. Mas somos líderes do grupo, à frente da Alemanha nos gols marcados (2 contra 1 - a Alemanha venceu a Nigéria por 1 a 0).

O que eu posso dizer até agora é que a seleção ainda não se soltou. A bola quase não chega para Cristiane e Marta. Precisamos acertar o meio-campo do time se queremos mesmo conquistar a medalha. Não se ganha o ouro olímpico jogando "para o gasto". A conexão defesa - meio-campo - ataque tem que funcionar. Afinal, o forte do nosso time é a qualidade no toque de bola. Essas meninas jogam MUITO! Formiga e Maycon têm que aparecer mais no time. As laterais Simone e Rosana têm que apoiar mais.

Observei também que a equipe não está compacta em campo. Existem buracos. Falha de movimentação. A impressão que tenho é que o time está pesado dentro de campo. Ainda não conseguimos jogar fluentemente, como na última Copa do Mundo de Futebol Feminino. Mas eu acredito no talento desse time. Sei que elas ainda vão flutuar em campo e tenho fé de que trarão a tão sonhada medalha de ouro olímpica para o futebol brasileiro.

Elas sabem que podem!

Nenhum comentário: