quarta-feira, 19 de março de 2008

Ave Franklin! Por BruneLLa França.



2008: O Ano Internacional do Planeta!!!
2008 foi decretado o Ano Internacional do Planeta Terra pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e pela União Internacional das Ciências Geológicas ainda em 2006. A iniciativa conta com o apoio de 193 países, entre eles o Brasil.

Mas por que 2008? Antes que alguns mais esotéricos comecem a analisar conjunturas de astros, procurar ajuda nos números e ler cartas, já aviso que a escolha da data nada tem a ver com isso. O motivo é mais comemorativo.

Há 50 anos, em 1968, aconteceu o Ano Geofísico Internacional, quando cientistas começaram alguns estudos para entender melhor o nosso planeta. Para celebrar meio século de pesquisa, eles se organizaram novamente e elegeram este ano como o Ano Internacional do Planeta Terra. Ou o ano de tentarmos fazer alguma coisa boa por nossa “casa”.

O objetivo da comemoração é demonstrar o potencial das ciências na construção de uma sociedade mais sustentável. Para isso, um grupo de 23 cientistas de todo o mundo escolheu os 10 tópicos a serem trabalhados. São eles: águas subterrâneas; desastres naturais; terra e saúde; clima; recursos naturais e energia; megacidades; núcleo e crosta terrestre; oceanos; solos; terra e vida.

A idéia é conhecer melhor o mundo que nos cerca para vivermos de maneira mais sustentável. Nesse aspecto, os geocientistas já estão fazendo a parte deles para garantir um futuro melhor. E você, o que vai fazer pelo planeta em 2008? Se não tem idéia de por onde começar, no stress! Aqui vão algumas dicas bem fáceis para repensarmos nossa relação com o planeta onde vivemos.

Em casa
Atenção com o gasto de água. Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se, em apenas cinco minutos, você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados.

Evite a torneira elétrica nos dias quentes. Aliás, para que esquentar a água da pia se vivemos num país tropical? Pense nisso. O consumo cada vez maior de energia elétrica requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. O simples gesto de desligar as luzes dos ambientes, quando estiverem vazios, pode ajudar a evitar isso.

Leve o campo para dentro de sua casa em plena cidade grande: cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

E sabe aqueles aparelhos que ficam em stand by (apenas esperando serem ligados por controle remoto)? Pois é, esse modo é responsável por 75% da energia consumida pelos aparelhos. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.

Hora de planejar a sua cozinha. Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão ou áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para avaliar com seus botões: será que você precisa mesmo de um freezer?

Uma idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam 65% de energia elétrica.

Para quem usa muito o computador, desabilite aquele screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.


Nenhum comentário: